O valor universal da água, no que diz respeito à sobrevivência da Humanidade e à importância que tem por exemplo para as questões energéticas e da regeneração do corpo, obriga a que cada um de nós deva tomar esse recurso como finito e o preserve em todas as formas de utilização. As cidades que o têm como recurso económico e identitário devem saber potenciá-lo como desenvolvimento, contribuindo assim para o desígnio universal. Este é um espaço de estas e de outras águas. De todas as águas.

2010-06-27

Chaves

Reproduzimos uma entrevista do Semanário Transmontano, de 4 de Junho passado, sob o título "Transmontanos de gema", dada pelo maestro Ferreira Lobo, que faz algumas considerações à cidade de Chaves que se quer termal. É o olhar de quem ali nasceu e vive fora. Quem gere as cidades deve ter uma atenção particular para quem, de fora, vê a cidade com outra distância, mas sem menor afecto.

“Chaves é a minha terra e eu projecto sobre a minha terra uma série de desejos”

Ferreira Lobo, de 56 anos, vive há muitos anos em Matosinhos

Conserva algum sotaque, não passa sem os salpicões que manda fazer e guarda num pote de azeite, e nunca há-de esquecer o cheiro do avô, com quem dormia, e que ainda tem entranhado. Mas em Chaves também há coisas que lhe desagradam: a degradação do centro histórico, os erros urbanísticos, e ainda a escassa oferta cultural. O flaviense Ferreira Lobo, maestro titular da Orquestra do Norte, já dirigiu espectáculos nas mais conceituadas salas do mundo. No concelho, ainda é um desconhecido. Mas isso não o preocupa. O que o preocupa é o facto de o país não cultivar as tradições culturais.

Semanário Transmontano: Considera-se um transmontano de gema?

Ferreira Lobo: Acho que de uma forma geral, todos os transmontanos e todos os flavienses, em particular, têm uma ligação à terra. Há-de reparar que a geração dos nascidos em 50 quase todos regressaram. Independentemente de vir visitar os meus pais, venho ciclicamente ver um grupo de pessoas com quem partilhei a infância, o liceu e, inclusivamente, a faculdade.

ST: Ainda conserva o sotaque flaviense?

FL: Claro que sim, qualquer flaviense, qualquer autóctone, preserva sempre. Eu tive um professor na faculdade, que apesar de ter saído muito jovem de Bragança, aos 70 anos matinha exactamente o sotaque transmontano cerrado. Eu creio que ele o cultivava.

ST: Sente saudades de Chaves?

FL: Depende do período, mas de tudo. A minha vivência em Chaves foi uma vivência feliz, muito diversificada e que tem a ver com dois territórios: um profundamente rural, do lado do meu pai, e outro urbano, do lado da minha mãe. E esse contacto permitia-me experiências muito diversificadas, enquanto criança.

ST: O que não esquece… imagens, cheiros…

FL: Os cheiros todos. De Chaves e da periferia. O cheiro da batata, das ruas, dos animais e, sobretudo, o cheiro do meu avó, quando dormia com ele. Tenho esse cheiro perfeitamente entranhado.

ST: De que forma mata saudades?

FL: As saudades não se matam. Faço périplos a pé pelo planalto, por Nogueira, onde ainda existem primos. Gosto de me encontrar com pessoas que têm muita idade.

ST: Essas pessoas conhecem-no, têm noção do seu valor artístico?

FL: Não conhecem o meu percurso, nem têm que reconhecer. O valor é sempre relativo e não estou a falar com falsa modéstia, acredito que é assim. Infelizmente, acredito que aquilo que eu faço diz muito da nossa sociedade, não só de Chaves. O núcleo que tem acesso a bens culturais desta natureza continua a ser ainda um núcleo muito restrito. Aquilo que fizemos de bom como trabalho foi ter levado a música erudita a centenas de milhares de pessoas.

ST: Através dos protocolos com as Câmaras…

FL: O relacionamento com as autarquias, acho que foi um trabalho determinante, mas por si só não chega. Mas creio que é um problema que atravessa toda a sociedade portuguesa, na medida em que somos um país que não cultiva estas tradições, mas devia cultivá-las.

ST: Isso entristece-o?

FL: Não fico propriamente triste, é preciso racionalizar a questão. Os países mais desenvolvidos da Europa não são desenvolvidos por acaso. Estas tradições ajudam a que as pessoas tenham pensamentos mais estruturados, que sejam pessoas mais informadas, mais críticas e, como consequência disso, mais organizadas, e isso, naturalmente, reflecte-se na pujança da sua economia. Porque, repare, há países mais pequenos que Portugal, como a Holanda ou a Bélgica, onde a qualidade de vida não tem comparação possível. Falo da Holanda porque estudei lá algum tempo, mas poderia falar dos países bálticos, que são países incomensuravelmente mais à frente em termos culturais e consequentemente mais à frente em termos económicos. Hoje fala-se muito em economia, ora a economia depende da nossa capacidade de resposta aos problemas que se nos colocam no dia-a-dia. E o que é que isso tem a ver com música? A música é um elemento que no período da aprendizagem, da formação, nos pode ajudar a ter um pensamento mais estruturado, com melhores respostas, mais crítico, mais aberto. Aquilo que nos é oferecido em termos de consumo corrente é exactamente o contrário, faz o amortecimento intelectual, psicológico, espiritual. Normalmente, quando se vai à discoteca o que é que se ouve? Ouve-se sons isócronos, sempre batidas da mesma maneira, impedem-nos, por exemplo, de estar a conversar, de interpretar a realidade, limitam as nossas capacidades intelectuais na sua plenitude.

ST: Mas apesar do atraso do país relativamente ao resto da Europa, parece-lhe que Chaves deu um salto desde que saiu daqui?

FL: Acho que tinha que dar. Mas no ponto onde estamos e no edifício onde estamos, veja bem, do ponto de vista arquitectónico, pergunto-me, olhando para este contexto, se evoluímos.

ST: Como vê a cidade?

FL: Vejo uma cidade que evoluiu demograficamente, mas que não evoluiu qualitativamente, no sentido da oferta aos seus cidadãos, no sentido da organização urbanística, por exemplo. Evidentemente que a informação chega, e naturalmente faz com que as pessoas estejam mais despertas, mais curiosas relativamente a um conjunto de processos e que isso, naturalmente, tem que se traduzir em evolução. Mas eu gostaria de ver o contexto histórico da cidade mais preservado, gostaria de ver aqui orquestras sinfónicas mais vezes, não necessariamente a Orquestra do Norte; a actividade cultural mais articulada com o nosso contexto económico, que julgo estará dependente dos serviços, nomeadamente os de excelência de que a cidade dispõe, como é o caso do termalismo. Acho que a articulação de termalismo com cultura faz todo o sentido, mas, para isso, é preciso boas infra-estruturas.

ST: O auditório do Centro Cultural oferece essas condições?

FL: O auditório é um auditório perspectivado para uma escola. Eventualmente, também poderá servir outros propósitos, mas essencialmente serve uma escola, por isso, é sempre uma estrutura com algumas limitações, isto do ponto de vista profissional. Vem a propósito disto dizer que faria sentido devolver à cidade um espaço que tem história, que é o Cine-Teatro, onde muita gente da minha geração e de outras passou lá domingos fantásticos, a ver uns filmes fantásticos.

ST: Quando decidiu que queria ser maestro?

FL: Há uma determinada altura em que a necessidade de um projecto desta natureza se torna evidente, uma motivação de vida, e é aí que decido seguir um projecto aliado a uma determinada capacidade pessoal ligada a esta forma de expressão artística.

ST: Foi influenciado por alguém, no seio da família?

FL: Não, na família, pais, tios e irmãos sempre cantaram, mas para consumo caseiro. São as chamadas canas rachadas, aliás, eu também sou.

ST: Em criança já gostava de bandas filarmónicas?

FL: Ouvia com agrado. O meu passado em Chaves está ligado a bandas e aos conjuntos. Fiz parte do Aquaflaviae.

ST: Tocavam nas festas?

FL: Andávamos em tudo. Mas fazíamos sobretudo os bailes do Liceu. Começávamos com o baile de Santos, a seguir era o baile de gala, depois o Liceu rivalizava com a Escola…

ST: Há algum espectáculo que o tenha marcado especialmente?

FL: Tive alguns. Desde logo em Portugal, alguns ligados a este projecto. Mas devo confessar que sou muito feliz porque tenho muitos. Tive o privilégio de dirigir grandes obras, com muito público e com grande sucesso artístico. Naturalmente, que há momentos interessantes. Não se dirige todos os dias em Praga…dirigir requiem de Mozart em Paris também… são momento únicos.

ST: Tem fama de ser demasiado perfeccionista, teve, aliás, alguns atritos com a Câmara Municipal de Chaves, relacionadas com a falta de condições para a realização dos concertos. Está ultrapassado?

FL: Vejamos, quando sou amigo, ou quando tenho uma relação afectiva, com uma pessoa, tenho tendência a exigir mais dela. Isto pode parecer um contra-senso, mas não é. Chaves é a minha terra e eu projecto sobre a minha terra uma série de desejos. Agora eu acho que, na medida proporcional em que eu projecto desejos, também acontece que eu tenho, ao longo do tempo, me disponibilizado, e sem me pôr em bicos de pés, não faz parte do meu carácter. No entanto, acho que essa disponibilidade, por um lado, não é aproveitada, e, por outro lado, tudo aquilo que eu vou mostrando que deve ser alterado, para benefício do público e até para prestígio das instituições, cai sistematicamente em saco roto. Isso depois cria uma tensão que num determinado momento acaba por explodir.

ST: Mas está ultrapassado ou não?

FL: Eu acho que as coisas se podem fazer melhor. Eu não entro nisto para fazer uma gestão da minha imagem pública. Eu sou um técnico e como técnico sou exigente comigo próprio e com os sistemas que de mim estão dependentes. É a minha postura e por vezes isso faz com que reaja de forma tecnicamente inadequada, devo dizê-lo, ou menos assertiva, porque é a quente, mas penso que sempre que reagi tinha razão.

ST: Mudando de assunto, no prato, é transmontano?

FL: Estão a perguntar se sou bom garfo? Sim, é verdade.

Tenho uma senhora que me faz salpicões todos os anos e que eu guardo num pote de azeite. Lembro-me assim de alguns cozinhados da minha mãe e que eu tento imitar de forma grosseira de vez em quando. Sim, sou um apreciador dos sabores transmontanos.

ST: Como definiria um transmontano de gema?

FL: Transmontano de gema… bem, eu não sei se há transmontanos de gema. Não é propriamente uma definição. É aquele que gosta da sua terra porque tem um conjunto de afinidades, mais ou menos primárias, mais ou menos sensitivas, e que tem que ver com os seus laços. É, sobretudo, aquele que não nega que nasceu nas berças.

Por: Margarida Luzio

Sem comentários:

Enviar um comentário

Etiquetas

Academia Nacional de Belas-Artes (1) Açores (3) adágio (1) agenda 21 (1) água (13) água elástica (1) água-pé (1) águas engarrafadas (1) águas turvas (8) Alcobaça (2) Alentejo (4) Alfama (1) Aljustrel (1) Alqueva (2) Amazonas (1) Amazónia (2) ambiente (2) Amizade (1) anuário (1) aqueduto (1) arquitectura (4) arquitectura termal (3) arte (1) assistência (1) Aveiro (1) baleias (1) bandeiras (1) Banhos da Abelheira (1) Banhos de S. Paulo (1) barcos (1) Barragem do Roxo (1) biodiversidade (2) biombo (1) Brito Camacho (2) caciquismo (1) café (1) Caldas da Felgueira (1) Caldas da Rainha (19) Caldas da Saúde (1) Caldas de São Jorge (1) Carlos Amado (1) Cascais (1) Centenário da República (9) Centenário do Turismo (1) Centenário do Turismo em Portugal (1) CESTUR (1) chafarizes (1) Chaves (1) China (2) chuva (1) cidadania (4) cidade (2) cidades (1) cidades termais (3) Cimeira da Terra (1) cinema (3) clima (1) comemorações (21) Conselho da Cidade (3) cooperação transfronteiriça (1) cruzeiros (1) cultura (1) desenho (1) Eduardo Read Teixeira (1) educação (1) Egipto (1) ensino (1) Entre-os-Rios (1) Estoril (3) Évora (1) exposições (4) família (1) Fátima (1) Federico Fellini (1) Federico García Lorca (1) Fernando Pessoa (1) fontes (1) fotografia (3) futebol (1) garrafas (1) gastronomia (1) geotermia (1) Graciosa (1) Guimarães (1) Hospital Oeste-Norte (5) Hospital Termal (4) hotéis (1) igrejas (2) INATEL (2) INOVA (1) invenção (2) Islândia (1) Japão (1) José Saramago (3) juventude (1) lagos (1) Lanzarote (1) Lisboa (9) livros (5) lixos (1) Lua (1) Madeira (1) Madrid (2) Maldivas (1) Manaus (2) Manteigas (1) Manuel António de Vasconcelos (1) Mar (5) Marte (1) maternidade (1) Mediterrâneo (1) memórias (5) minas (1) moliceiros (1) Monarquia (1) Mondariz (1) Monte Real (1) Montecatini (1) Montes Velhos (2) música (1) Natal (1) naturismo (1) Óscar Niemeyer (2) Parque das Nações (1) Parque Mayer (1) património (4) pauis (1) Paula Rego (1) Pedras Salgadas (1) pedreira (1) Peniche (1) Península Ibérica (1) Pequim (1) pesca (1) pintura (1) piscinas biológicas (1) política (3) Porto (1) prémio (5) provincianismo (1) rádio (1) rainha D. Leonor (2) religião (1) Renascimento (1) República Dominicana (1) revista (1) Rio Maior (1) rios (2) romã (1) S. Pedro do Sul (1) Saint-Gervais-les-Bains (1) saúde (3) SETA (1) simbolos (1) Sophia de Mello Breyner Andersen (1) submarino (2) talassoterapia (2) Tavira (1) teatro (1) Teixeira de Sousa (1) temporal (1) termalismo (13) termas (21) Termas da Ferraria (2) Termas do Estoril (2) Termas do Luso (1) Termas do Vidago (2) Terreiro do Paço (3) Tinta Fresca (1) Tribuna Termal (2) turismo (10) Unhais da Serra (1) Veneza (1) Ventura Terra (1) vulcão (1) Xangai (2) Yasuní (1)

Seguidores